sexta-feira, 9 de maio de 2014

*Opinião* - Morre por Mim, de Karen Rose




Image and video hosting by TinyPic

Vem a mim.

A primeira vítima é encontrada num terreno de Filadélfia coberto de neve. O detective Vito consegue a ajuda da arqueóloga Sophie para determinar exactamente o que se encontra por baixo da superfície gelada. Apesar de ter passado anos a procurar objectos enterrados durante séculos, a jovem arqueóloga não está preparada para as sepulturas que encontra, escavadas com uma precisão arrepiante. Os cadáveres das vítimas atormentam-na, mas as sepulturas vazias aterrorizam-na: o assassino ainda não acabou.

Grita para eu ouvir.

Ele é frio e calculista, senhor de um jogo maquiavélico. Mesmo com Vito e Sophie no seu encalço, não pára, tem de ocupar outra sepultura vazia e ouvir um último grito: o grito de uma arqueóloga que o enerva e o descontrola...







Image and video hosting by TinyPic 


Vito Ciccotelli...


Yep. Pretty much.
Mais uma personagem para mais tarde recordar... Damn you Cata! :D Vá, também achei a Sophie fantástica, com aquele estilo dela e tal. Mas o Vito.... *suspiro*.
Ahem... Bora lá focar-nos naquilo que interessa.
A história começa com uma premissa simples: um idoso, um detector de metais e um cadáver numa posição invulgar. 



Exactamente isso e pela ordem indicada.
Ora, cadáveres em posições que fazem lembrar cenas da Idade Média não aparecem todos os dias, ainda mais em campas escavadas com régua e esquadro, o que leva a Polícia de Filadélfia a socorres-se da opinião experiente de Sophie Johanssen, uma arqueóloga que acaba por ver-se na iminência de vir a ocupar uma das campas deixadas vazias.
Devo dizer que este é o primeiro livro que leio deste género, nunca fui muito dada a policiais, suspense e afins. Demorei cerca de dez páginas até perguntar a mim mesma a razão porque nunca me deu para este género de literatura e a verdade é que não cheguei a conclusão alguma...

Em "Morre por Mim" nada, mas mesmo NADA, acontece por acaso. Sejam pequenas questões sobre manuseamento de armas medievais ou situações mais sérias relacionadas com rituais e objectos de tortura do tempo da Inquisição, os acontecimentos vão-se desenrolando de uma forma fluída, lógica e bastante rápida, com todos os detalhes arrepiantemente pensados ao mais ínfimo pormenor.

A história adensa-se com a chegada de Daniel e Susannah Vartanian, que ajudarão a Polícia a juntar as peças do enorme puzzle em que se transforma a descoberta dos vários cadáveres. Várias questões são levantadas nesse momento, levando-nos a criar todo o tipo de teorias sobre o assassino. 
Desde o início que nos é dada uma imagem bem clara da personalidade deste ser que mata por desporto, literalmente por um jogo que se quer o mais real possível e imaginável, mas quando Sophie é apanhada pelo meio... temos o quadro final daquela que é uma das mentes mais retorcidas que eu já conheci.

Ahhhhhhh!!!!!!!!!!!!! Eu queria dizer-vos mais, muito mais... 



.... Mas enchia isto de spoilers e não quero. Leiam o livro. Ponto. Começando pelo enredo, passando pelas personagens e a forma os seus caminhos se cruzam entre si, não há nada que não tenha gostado nesta obra, por isso recomendo-a a 100%. 

Lamentavelmente, de cerca de vinte romances escritos por esta senhora, apenas dois foram traduzidos para português com a chancela da Bertrand Editora..... os restantes ficaram "esquecidos". 




Dá literalmente vontade de correr alguém à chapada.
Não se compreende, mas é o que temos. No entanto, adianto desde já que a escrita é tão acessível que se lêem facilmente em inglês.



O Bookish dá-lhe:


Image and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPicImage and video hosting by TinyPic




Image and video hosting by TinyPic

1 comentário:

  1. Ela tem 14/15 livros (agora fiquei na dúvida) e os 6 primeiros foram traduzidos pela Círculo de Leitores :)
    A trilogia Daniela Vartanian é que ficou suspensa grrr

    Em Junho vamos ler o Grita por Mim se te quiseres juntar eheheh
    Fico feliz por teres gostado :D

    ResponderEliminar

A vossa opinião é sempre bem-vinda! :)